High School – USA – J1
Quer escolher entre viver momentos memoráveis, conhecer pessoas e culturas ao redor do mundo, aprender um idioma novo ou praticar um idioma já aprendido?
Com a Academia de Intercâmbio tudo isso é possível!
Embarque nessa e venha fazer um Intercâmbio conosco. Para conhecer todos os nossos destinos clique aqui.
Estados Unidos da América, é uma República Federal constituída por 50 estados e um distrito federal, dos 48 estados contíguos, aos Estados Unidos ainda pertence o estado do Alasca, no extremo noroeste da América do Norte, e o estado insular do Havaí, no meio do Oceano Pacífico.
Por ser a maior potência econômica do mundo, exerce influência econômica, política e cultural em caráter global, com uma população altamente diversificada. Provavelmente nenhum outro país tem uma gama mais ampla de tipos raciais, étnicos e culturais do que os Estados Unidos.
Por ser um país continental, sua imensa extensão proporciona um clima altamente diversificado, onde se pode viver desde o calor escaldante e seco do deserto, até o clima polar do Alaska. Além desses extremos pode-se também usufruir do clima tropical da Flórida, até o clima Alpino das montanhas rochosas.
Não há destino no mundo com tantas opçōes de lazer. Cenários espetaculares, vistas incríveis e cidades vibrantes são apenas algumas das muitas coisas que você descobrirá ao conhecer o multicultural Estados Unidos. Desde as impressionantes Montanhas Rochosas, os sons de Nova Orleans e o coração da música country em Nashville, o brilho e glamour de Las Vegas até as vistas e as famosas praias da costa oeste, caminhar na Calçada da Fama em Los Angeles, passear nos parques de Orlando ou ainda, assistir a um musical da Broadway em Nova York, estamos esperando para levá-lo a uma jornada única.
Então você está pronto para a jornada dos seus sonhos, ampliar seus horizontes e ainda aprender o idioma?
Para maiores informações sobre os Estados Unidos e suas cidades acesse o site https://www.academiadeintercambio.com.br/destinos/estados-unidos/
High School – Sistema de Ensino Americano
High School, é um termo usado principalmente nos Estados Unidos e no Canadá para descrever o nível de educação que os alunos recebem aproximadamente entre 13 a 18 anos de idade e são retratadas universalmente em muitos filmes e séries voltados para adolescentes.
Não havendo padrão definido para High School, há uma variedade de qualidades, desde a educação básica até ambientes mais estimulantes intelectualmente para os estudantes.
Os anos escolares têm normalmente cerca de nove meses de duração (de agosto ou setembro a maio ou junho) e são divididos em trimestres ou semestres.
Os alunos entram 7/9hs da manhã e saem da escola entre as 14/16hs. Cada aula tem duração de 45 a 90 minutos, com intervalos de 5 minutos entre elas, não existindo regra absoluta, as escolas podem realizar aulas diariamente por um tempo mais curto ou mais longo, com pausa para refeição.
O High School tem como foco além da educação em geral, a preparação universitária, técnico profissional e especialidades como musica, artes, teatro, ciências, entre outros, como matemática e esportes em geral, sendo a prática de esportes muito incentivada, já que os padrões federais recomendados para a Educação Física são de pelo menos 225 minutos por semana.
O ingresso na faculdade é controlado por muitos fatores, incluindo o Grade Point Average (GPA), e um exame opcional SAT ou ACT, executado por duas organizações sem fins lucrativos: o College Board e o ACT , respectivamente. Conheça abaixo as categorias:
- 9º ano (calouro) – alunos entre 14 e 15 anos
- 10º ano (sophomore) – alunos entre 15 e 16 anos de idade
- High school: 11º ano (junior) – alunos entre 16 e 17 anos de idade
- High school: 12º ano (sênior– alunos entre 17 e 18 anos de idade
Programa J-1
O “Public USA” é o programa mais tradicional de Colegial para estrangeiros e tem como principal objetivo a troca cultural, apresentando a cultura americana e dando a oportunidade aos americanos de conhecerem culturas variadas..
O programa é regulamentado pelo Governo Americano que arca com os custos do estudante nas escolas públicas do país e é organizado por empresas sem fins lucrativos. Essas empresas recrutam famílias hospedeiras voluntárias.
Com o intuito de oferecer a todos os estudantes a maior qualidade e segurança possível dentro do país, possui regras próprias e rígidas, determinadas pelo visto emitido para o programa (J-1).
O estudante que opta por esse programa, além de atender os requisitos exigidos pelo Governo Americano, deve ter maturidade e flexibilidade, pois ainda que seja um programa que possibilita ao estudante uma experiência única de imersão na cultura americana, possui muitas regras impostas pelo Governo que devem ser seguidas, a começar pelo fato de que o estudante deve estar aberto a estudar em qualquer lugar dos Estados Unidos.
A Academia de Intercâmbio recomenda a aquisição de um seguro mais completo, adquirido separadamente. Este vai complementar o seguro obrigatório incluído no valor da contratação. Sugerimos o GTA, converse em nossa loja para entender as vantagens deste produto, porém fique a vontade para escolher o seguro de sua preferência.
O que está incluso?
- Matrícula na escola
- Acomodação em casa de família
- Alimentação
- Seguro Saúde
Pré-Requisitos
- Idade entre 15 e 18 anos
- Estar cursando o ensino médio (2º grau) com bom aproveitamento escolar.
- Nível de conhecimento intermediário de inglês, verificado através de teste aplicado pela Academia de Intercâmbio.
- Não ter notas baixas e/ou ter repetido de ano.
- Maturidade e flexibilidade são fundamentais pois você tem de estar apto a estudar em qualquer região dos Estados Unidos
- O estudante deve estar apto a enfrentar novas situações e a conviver com diferenças culturais e sociais.
Como se inscrever?
Para se inscrever, basta preencher seu cadastro e fazer o teste de idioma na Academia de Intercâmbio mais próxima. Você receberá toda a informação necessária para iniciarmos o processo de matrícula e efetuará o pagamento da taxa de inscrição e depósito da matrícula.
Você terá 20 dias para preparar a documentação necessária, entregando em nossa loja a ficha de inscrição e contrato assinados. Entregue o quanto antes pois as vagas são limitadas e não temos como garantir vagas na escola escolhida até recebermos toda a sua documentação de matrícula.
Após conferência e correção da documentação, enviaremos para a organização que em até 60 dias úteis informará sobre sua aceitação.
Documentação Necessária
- 1 Fotos 5X7 SORRINDO
- Application organização completamente preenchido com letra legível
- Tradução notas estudante no application da organização, deve ser CARIMBADO PELA ESCOLA
- “Teacher Recomendation” application da organização, preenchido pelo professor de inglês
- CÓPIA Histórico escolar dos últimos 3 anos
- Teste de inglês corrigido pela Academia de Intercâmbio.
- Parte médica application inteiramente preenchida, assinada e carimbada pelo médico
- Cópia da carteira de vacinação, com todas as vacinas passadas para o application
- Cópia do exame de tuberculose de resultado negativo
- Carta do estudante para a família hospedeira em inglês
- Álbum de fotos do estudante com no mínimo 4 e no máximo 8 fotos apropriadas
- Carta dos pais para a família hospedeira em inglês
- Todos os campos solicitados devem ser assinados pelo pai, mãe e estudante
- Cópia páginas do passaporte onde consta foto, dados estudante e número passaporte e/ou Certidão de nascimento com tradução simples
Como é o processo de visto para estudante?
Após confirmação da matrícula pela organização, e quitação total dos valores relacionados ao programa para a Academia de Intercâmbio, você receberá a documentação necessária para retirada do visto de estudo F-1.
Com essa documentação em mãos, você deverá entrar em contato com o consulado do país diretamente ou com o auxílio de um despachante, para que seja orientado sobre as demais documentações necessárias. Faça isso o quanto antes, para que fique apenas faltando o recebimento da documentação acima descrita.
Recomendamos que qualquer estudante High School embarque com o visto de estudante, ainda que para pequenos períodos não seja necessário em alguns destinos, isso porque, em caso de extensão de permanência no programa, estudantes sem o visto correto terão custos extras muito altos, que às vezes inclui saída e retorno do país.
Quais os documentos necessários para validar os estudos no Brasil?
Todo final de ano, você deve solicitar à escola um histórico com as matérias cursadas, carga horária e as notas. Esse documento tem estar em papel oficial da escola e assinado pelo diretor.
Esse documento é muito importante pois sem ele você não consegue validar seus estudos feitos no Exterior aqui no Brasil. De posse do documento, vá até um cartório e autentique-o. Após isso envie-o para a Secretaria de Estado na região para que o mesmo seja apostilado. Uma boa dica é ligar para a Secretaria de Estado mesmo antes de você ter o histórico em mãos para conferir as exigências sobre o formato do documento para poder validar, qual o procedimento para envio e recebimento e também qual a taxa para isso.
O material validado pela Secretaria de Estado ainda precisará ser traduzido para o português por um tradutor juramentado. Só depois de tudo isso o estudante poderá comprovar a escolaridade obtida no exterior.
Veja abaixo algumas dicas do que fazer para facilitar este processo.
Para que o período de estudo no exterior seja válido no Brasil quando retornar, é necessário que siga alguns procedimentos, antes, durante e após o término do seu programa:
Antes:
- Converse com sua escola e entenda as matérias e carga horária necessária para que eles aceitem seu histórico escolar (transcript) quando retornar
- – Caso se gradue através do período cursado no exterior (curse o último semestre ou ano lá fora) ao voltar, seu histórico deverá ser enviado para o MEC/Secretaria de Educação da sua cidade, após tradução juramentada, e para tanto será necessário que tenha cursado as matérias obrigatórias exigidas por esse órgão, sendo elas: Idioma, Matemática, Ciências, Ciências Sociais e Educação Física.
- Para que seja aceito seu período de estudo lá fora aqui no Brasil, você deve cursar um semestre letivo ou um ano letivo, termos e mês não são considerados no Brasil.
Durante:
- Você deve manter boas notas e boa freqüência escolar
- – Cursar as matérias obrigatórias exigidas pelo MEC ou por sua escola
- – Concluir com êxito seu programa
Após:
- O processo de convalidação leva de 1 a 2 meses após o término das aulas no país (não retorno do estudante), por esse motivo traga com você uma via de seu histórico para iniciar a matrícula na escola até que o histórico convalidado seja recebido.
- Ao receber seu histórico, apostilado pela Secretaria de Estado, você deverá fazer uma tradução juramentada desse documento, nós poderemos auxiliá-lo também nesse procedimento.
- O último procedimento é entregá-lo em sua escola (caso volte a estudar no Brasil) ou seguir os procedimentos junto ao MEC/Secretaria de Educação da sua cidade para que o período de estudo seja válido no Brasil.
- Por tratar-se de um procedimento que não depende apenas da Academia de Intercâmbio, não temos como garantir a aceitação desse período de estudo no Brasil, porém se todos os procedimentos acima citados forem seguidos corretamente, as chances de não sucesso são muito pequenas.
Existe a possibilidade de prorrogar meu programa?
Sim, normalmente é possível prorrogar por mais um semestre (apenas para estudantes que aplicaram inicialmente para um semestre letivo com início em Agosto/Setembro) desde que exista disponibilidade de vaga e de acomodação. É necessário entrar contato com a sua loja e fazer uma solicitação formal, que será repassada para a escola para verificação de disponibilidade e checagem de comportamento e notas recebidas durante o período já cursado. A Academia de Intercâmbio passará, então, os valores e documentos necessários para solicitação de extensão do seu visto de estudante.
Devido ao visto não é possível extensão para programas de mais de um ano letivo e/ou para programas com início em Janeiro.