Skip to main content

A escolha da acomodação durante o intercâmbio pode fazer uma grande diferença na sua estadia. Qual é a escolha certa para você?

 

Quando estiver planejando a sua temporada fora do Brasil, uma das coisas importantes que você terá que decidir é o tipo de acomodação em que ficará durante o seu intercâmbio. Cada tipo tem suas peculiaridades e é bom ter o máximo de informação possível sobre elas, para poder fazer a escolha correta para você. Lembre-se de pensar bem no seu estilo de vida, nas coisas que você gosta e não gosta, nas suas expectativas para o fim do intercâmbio e também no quanto você deseja gastar.

 

O que você verá nesse post:

1)     Que o hostel é uma boa opção se sua estadia for curta;

2)     Que a estadia em casa de família é um ótimo meio de se integrar a cultura local;

3)     Que a acomodação estudantil pode ser uma boa opção para quem quer fazer amigos;

4)     Que o apartamento alugado pode ser legal para quem deseja privacidade e liberdade;

 

 

Hostel

Os hostels são encontrados no mundo inteiro e são equivalentes a hotéis mais baratos. Normalmente  localizados no centro da cidade ou em bairros descolados, tem fácil acesso às atrações da cidade e ao transporte público. A maior parte dos hostels oferece estilos de quartos diferentes, com preços diferentes também: um quarto compartilhado com outras pessoas fica mais barato que um quarto particular. Essa variedade é boa e você tem a chance de escolher um quarto de acordo com a sua prefêrencia ou com o seu orçamento. Grande parte dos hostels também tem uma cozinha compartilhada, que todos podem usar. Esse é um bom jeito de economizar dinheiro! Você poderá comprar os ingredientes no supermercado e cozinhar no Hostel. Também são ótimos lugares para conhecer pessoas do mundo inteiro. Suas áreas comuns são perfeitas pra essa socialização.

Se a sua estadia for longa, o hostel pode acabar sendo uma opção mais cara, e os quartos e cozinhas compartilhados podem cansar depois de um tempo, se você gosta de privacidade. O baixo preço deles também indica que as acomodações são, normalmente, bem básicas. Como a maior parte das pessoas que ficam em hostels estão viajando, o clima de férias pode não te ajudar na hora em que você precisar estudar.

 

Homestay

Muitas pessoas escolhem ficar em uma casa de família por ser uma maneira garantida de ter contato com a cultura local e poder praticar mais a língua. As acomodações variam mas, normalmente, os quartos são privativos e os estudantes podem circular pelo restante da casa. Geralmente no homestay algumas refeições estão incluídas no preço. Inclusive, podem ser todas. E os estudantes também ficam livres para utilizar a cozinha, se necessário. O clima “família” pode ser legal para aqueles que curtem a interação e muitas pessoas acabam mantendo contato com a “família adotiva” depois de voltarem ao Brasil. A grande diversidade de tipos de família (com criança, com animal de estimação, mais jovens, mais velhos, solteiros, etc) faz com que a chance de encontrar uma que te agrade seja grande. Normalmente os estudantes recebem informações sobre a família antes de sair do seu país.

É bom lembrar que, nessa opção, você está ficando na casa de uma pessoa e deve seguir as regras do lugar. Dependendo da família, você poderá ter horário para chegar e regras em relação a receber amigos. As refeições que estão incluídas podem não agradar todo mundo e talvez você encontre dificuldades, se tem alguma restrição alimentar.

 

Student housing

Existem vários estilos diferentes de residência estudantil: com quarto individual e cozinha + banheiros compartilhados, com quartos compartilhados, e até alguns onde você tem algo no estilo kitchenette. Dependendo do país a variedade de estilos é grande e os preços, normalmente, são bem em conta. Muitas da residências também contam com uma estrutura de apoio como lavanderia e sala de jogos, aumentando a conveniência do local. Esse estilo de acomodação é legal para conhecer outros estudantes do mundo inteiro e, muitas vezes, o calendário social é cheio de atividades (festas, excursões e jantares organizados pela associação de estudantes daquele lugar). Como muitos estudantes também são de fora do país, acaba sendo um ótimo lugar para praticar a língua com quem também está aprendendo.

A vida social na residência estudantil pode prejudicar os estudos e como todos tem horários diferentes, as entradas e saídas dos outros estudantes podem atrapalhar quem busca tranquilidade. Os quartos, banheiros e cozinhas compartilhadas também não são a melhor escolha para aqueles que gostam de privacidade.

 

Apartamento

Normalmente alugar um apartamento fora do Brasil envolve muito menos burocracia e pode ser uma escolha boa para quem vai ficar bastante tempo fora e curte a liberdade e a privacidade de um apartamento próprio. Agencias imobiliárias tem uma grande variedade de escolha e é possível achar apartamentos em diversos bairros, de acordo com o seu orçamento. Existem também apartamentos mobiliados, onde você não precisa compra nada e com internet e televisão a cabo também incluídos no preço do aluguel. Você tem a possibilidade de alugar um imóvel com vários quartos e dividir com amigos, o que deixa a acomodação mais barata.

Ao alugar você normalmente terá que pagar o security deposit, um valor equivalente a um ou dois alugueis, e mais um mês de aluguel antecipado. Por esse motivo, o investimento inicial pode ser grande. O security deposit é retido em uma conta especial e devolvido quando você sai do apartamento e o entrega sem dano algum. Você terá que se responsabilizar pelas contas de água, luz e gás, o que pode ser difícil de se entender quando você está em um país desconhecido. Se você não encontrar um apartamento mobiliado também terá um gasto com a compra das mobílias básicas.

 

O que você viu nesse post:

1)     Que o hostels são bem localizados, más talvez não sejam a melhor opção para quem vai ficar muito tempo

2)     Que a estadia em casa de família pode render amigos para sempre

3)     Que a acomodação estudantil normalmente é um ótimo lugar para quem gosta de atividades sociais

4)     Que mesmo sem a burocracia do brasil, alugar um apartamento vem com varias responsabilidades

 

Para saber mais sobre os tipos de acomodação que a Academia de Intercâmbio oferece, clique AQUI

 

Escreva sua dúvida