Está partindo para o seu intercâmbio ou férias e escolheu Sydney? Leia o nosso guia da cidade e chegue bem preparado!
O que você verá nesse post:
1) As atrações mais legais da cidade
2) O que você pode fazer de graca
3) O que você não pode deixar de provar
4) O que você pode fazer se estiver a fim de gastar um pouco mais de grana
Para a maioria das pessoas, as primeiras imagens que entram na cabeça quando se pensa na Austrália são da famosa cidade de Sydney. Situada na costa leste da Austrália, a maior cidade do país é o local de visita preferido da maior parte dos estudantes e turistas que escolhem a Austrália como destino.
Sydney foi fundada em 1788 como a primeira colônia Britânica na Austrália e os primeiros moradores da cidade eram, em grande parte, os prisioneiros Britânicos que tinham sido transportados para a Austrália para diminuir o número de detentos nas prisões da Inglaterra.
Hoje, a cidade conta com uma população diversa e grande parte dos moradores são imigrantes.
Se você estiver indo ou pensando em ir para Sydney, aqui vão algumas dicas:
Onde eu devo ir?
Uma visita a Sydney não seria completa sem ir à famosa Opera House. A Opera House oferece tours por um preço bem acessível. Você conhece a história do prédio e pode ver algumas salas de apresentação por dentro. A Opera House também tem uma programação extensa de dança, música, comédia e teatro, com variedade de preços. Se você puder, aproveite para ver uma apresentação e aproveitar tudo que a Opera House tem para oferecer.
Os museus, como o Australian Museum e o Museum of Sydney, são ótimos para quem quer conhecer a história do país e também da cidade. Já os que preferem museus interativos ou querem um lugar bacana para levar as crianças, o Powerhouse Museum vale uma visita.
Para os que curtem arte, a Art Gallery of New South Wales que fica no Sydney Harbour tem uma das maiores coleções de arte aborígine do país. O Museum of Contemporary Art também fica perto do Sydney Harbour e tem como foco a arte contemporânea australiana e internacional.
Se você gosta dos encontros com animais, o Sydney Aquarium no Darling Harbour te dá a oportunidade de ver repteis e peixes australianos sem ter que entrar na água. Os animais australianos são únicos e um encontro com os cangurus e koalas não deve ser perdido. Para fazer isso, pegue um ferry no Circular Quay e vá até o Taronga Zoo.
E o que é bom fazer de graça?
Sydney é muito conhecido pela suas praias, como as famosas Bondi e Manly. Para os surfistas essas são ótimas praias, mas você também pode achar boas ondas em Freshwater , Cronulla, Maroubra e Narrabeen. Se você ainda não souber surfar mas quiser aproveitar a linda praia para aprender, em Bondi você pode encontrar várias escolas de surf, incluindo a Let’s Go Surfing.
Os Australianos adoram curtir o dia nos parques da cidade. Adoram fazer um piquenique ou até levar uma bola de futebol para jogar uma partida. Perto da Opera House você vai encontrar o Royal Botanic Gardens, um jardim botânico enorme com plantas nativas da Australia e também de outras partes do mundo. No centro da cidade, fica o Hyde Park que é o parque mais antigo da Australia e também um ótimo lugar para um piquenique.
O mercado nas ruas do bairro The Rocks é um ótimo passeio. Com mais de 200 barracas vendendo comida, artesanato, roupas e artigos para casa, fica difícil sair sem comprar nada, mas o passeio em si é de graça.
O que eu devo comer?
A comida Australiana era originalmente muito influenciada pela comida Britânica, mas hoje em dia a influência Asiática é muito mais forte.
Uma comida tradicional e bem Australiana é a meat pie, uma torta de massa folhada com recheio de carne. Cada Australiano vai ter sua preferência e muitos lugares fazem ótimas tortas, mas o mais conhecido em Sydney é o Harry’s Cafe de Wheels que você acha em vários pontos da cidade. A combinação mais tradicional é a Pie & Sauce (uma torta servida com ketchup), mas a variação servida com purê de ervilha também ficou famosa.
Se você quiser ver o que a influência asiática fez com a gastronômica australiana, faça um passeio por Chinatown. Lá você encontrará restaurantes e supermercados com produtos asiáticos.
O que você não deve deixar de provar é o Yum Cha, um tipo de rodízio de comida Chinesa. Pode ser achado em vários lugares em Chinatown e você consegue comer muito por um preço bem baixo. Se você não estiver com vontade de se aventurar por Chinatown, prove o Yum Cha do Sky Phoenix, que fica no shopping Westfield no centro da cidade.
E se sobrar grana, o que mais eu devo fazer?
Se você quer uma vista incrível de Sydney você não deve perder a escalada na famosa Sydney Harbour Bridge. O custo não é baixo (de AU$230-AU$360, dependendo do tipo de escalada) mas vale cada centavo. Você começa o tour recebendo todo o equipamento necessário e fazendo uma aula de segurança. Depois disso seu guia o leva pela estrutura da ponte, passando informações históricas sobre a construção ao longo do caminho até chegar ao topo. Você pode escolher escalar durante o dia ou a noite, mas uma vez por mês a companhia faz escaladas que começam de madrugada para você chegar ao topo da ponte na hora em que o sol estiver nascendo. É inesquecível!
Para saber mais sobre a Bridge Climb visite o site deles AQUI
O Taronga Zoo também tem um programa super único: passar a noite no zoológico. Com diferentes tipos de acomodação e com preços em torno de AU$300 por pessoa, você faz um programa quando o zoológico está fechado para o público. Cada pacote tem uma programação diferente, mas a maior parte inclui refeições e tours pelos bastidores do zoológico.
Para ver os diferente pacotes, visite o site do zoológico AQUI
Se você tem paixão por gastronomia, faça uma reserva no restaurante Quay. Com uma vista linda para a Opera House e presente na lista dos 100 melhores restaurantes do mundo, vale a visita!
Se quiser ver o cardápio e fazer uma reserva, entre no site deles AQUI
O que você viu nesse post:
1) Que Sydney tem muitos museus e galerias que você deve visitar
2) Que existem lugares legais para visitar onde você não paga para entrar
3) As comidas típicas que você deve provar
4) Que existem alguns passeios únicos para quem quer gastar um pouco mais de dinheiro
Links úteis
Site oficial da cidade com muitas dicas
Site oficial do estado de New South Wales
Para saber mais sobre a Austrália como destino com a Academia de Intercâmbio